A resposta para isso é de fácil compreensão, mas na prática, a história é bem diferente. Para começar a ganhar destaque no mercado, é necessário criar campanhas de marketing bem elaboradas, divulgar e manter contato constante de seus produtos com os seus clientes, além do uso estratégico de ferramentas de SEO e ADS.
Muitas pessoas dizem que ganhar visibilidade e vender seus produtos online é algo arriscado e complexo, e elas não estão erradas, mas também não é um "monstro de sete cabeças" fazer o seu negócio crescer.
Vou te mostrar isso usando uma analogia bem simples: usaremos a lógica do processo de plantio para explicar: Onde você planta a semente, rega todos os dias, e aduba ela de tempos em tempos para que ela cresça e de bons frutos.
A semente é o seu projeto, o adubo são as ferramentas que você usa de tempos em tempos para divulgação dos seus produtos, promoções, campanhas, etc.
A água (o principal) é a atenção e foco constantes em melhorias, novos diferenciais, novidades para os seus produtos e boa comunicação com os clientes, além é claro, de um bom gerenciamento de estoque, gastos, lucros e investimentos. Os frutos são o retorno do seu investimento que farão com que seu negócio prospere ainda mais. Portanto, tenha paciência.
Você deve sempre ter em mente que não é da noite para o dia que suas vendas vão decolar e seu negócio venderá milhares produtos em um único dia, isso leva tempo e dedicação.
Mas para facilitar o percurso, você pode contar com diversas ferramentas que auxiliarão e automatizarão diversas tarefas do dia a dia, proporcionando a você mais tempo para dedicar em outras tarefas. Confira algumas das principais:
SEO:
Search Engine Optimization ( SEO ) ou em sua tradução literal Otimização para motores de busca. Consiste em algumas estratégias e técnicas que tem como objetivo posicionar sua loja ou páginas de destino específicas da mesma entre os melhores rankings de pesquisa da web.
Por exemplo: Quando pesquisamos "Comprar computadores", nós somos direcionados a diversas lojas virtuais. Mas por que algumas lojas aparecem primeiro que outras nos resultados?
Aí que entra o SEO, com base em palavras-chave que são definidas nas imagens, produtos e o conteúdo em geral da sua loja ou página web específica, é possível você colocar seu conteúdo nos melhores rankings dos mecanismos de busca, deixando mais consistente e aumentando ainda mais os seus acessos.
Google ADS:
O Google AdWords é o principal serviço de publicidade do Google, E também é uma das principais ferramentas de captação de clientes para o seu negócio. Essa ferramenta permite que você crie campanhas de links patrocinados, e faz com que seu conteúdo apareça na primeira página dos mecanismos de busca.
Essa é uma grande ferramenta para campanhas de marketing digital, e se torna ainda mais poderosa se usada em conjunto com as estratégias e técnicas de SEO e E-mail marketing bem definidas.
E-mail marketing:
O E-mail marketing é uma das estratégias de publicidade que consiste no disparo de e-mails para um determinado público, e com base nesses e-mails disparados, também se faz uma análise do resultado obtido com esses disparos, validando todo esse processo, tudo isso respeitando as normas e procedimentos da web.
Você provavelmente já fez parte desse "público-alvo" e recebeu alguns e-mails na sua caixa de entrada como: Promoções de produtos, cursos, notícias, pesquisas, etc.
Ferramentas de Geomarketing:
As ferramentas de Geomarketing consistem em fornecer informações do público-alvo com base em sua geolocalização, fornecendo informações sobre produtos mais consumidos, preços, apps mais utilizados, locais mais visitados, etc.
Com base nisso é possível elaborar uma campanha de marketing muito bem estruturada para o seu público-alvo, o que aumentará a prospecção de clientes para o seu negócio.
Ferramentas de automação de marketing:
As ferramenta de automação de marketing tem se tornado cada vez mais populares e aderidas pelas empresas, pelo simples fato de automatizar algumas etapas do processo de compra e apresentação do conteúdo para o público-alvo. Algumas das principais funções automatizadas pela ferramenta são: Disparos de e-mails, agendamento de post para as mídias sociais e chatbots.
Analytics:
Consiste em ferramentas que são usadas para o monitoramento, descoberta e interpretação de forma consistente dos dados de acessos obtidos através de relatórios ao seu conteúdo na web ou mídias sociais.
Com essas informações você é capaz de saber um pouco mais sobre o comportamento dos usuários em seu site: Quais as áreas mais acessadas e clicadas, origem dos acessos, quais ações do seu site ou mídias sociais geram mais acessos, e o tempo que os usuários permanecem nelas.
Elaborar e estruturar estratégias para alavancar as vendas do seu negócio pode levar tempo, e como diz um velho ditado "tempo é dinheiro", e se mal utilizado pode custar muito caro.
Tenha em mente: Para vender mais na internet, deve-se ter estratégias bem definidas de como, e quando é a melhor e mais eficaz maneira de se fazer, e qual o impacto isso vai gerar para o seu negócio.
Mas quais são os riscos?
Apenas um: O investimento de tempo e dinheiro na elaboração e estruturação das ferramentas ou estratégias e baixo retorno de capital investido no projeto, que não supera os gastos. Resumindo: Uma campanha mal sucedida.
Mas se todas essas ferramentas, se trabalhadas em conjunto de forma estratégica, serão de grande valia para o seu negócio.
Acima de tudo tenha paciência, pois nenhum negócio cresce de maneira exponencial da noite para o dia. Cuide bem do seu projeto, evite assumir riscos desnecessários, pois muito em breve ele vai crescer e render ótimos frutos.